ESE
Engenharia de Sistemas Elétricos
Uma subestação é uma instalação elétrica de alta potência, onde a energia em alta tensão é fornecida pela concessionária da região. A subestação converte a alta tensão que vem da rede principal para baixa tensão alimentando as instalações internas, utilizadas normalmente no ramo industrial, comercial, hospitalares, condomínios e para sistemas de geração fotovoltaica (placas solares) de grande porte.
A subestação em uma propriedade se faz necessária quando a potência de toda instalação tem as cargas acima de 75kVA. As subestações consumidoras (comuns) de alta tensão na faixa de 11.900 a 13.800 volts se dividem em três opções:
1 - Subestação simplificada em Poste – utilizada em instalações de pequeno porte de 75 até 300KVA
2 - Subestação com potência acima de 300kVA, para instalações de médio porte, abrigada em alvenaria do tipo convencional
2.1 - Subestação com potência acima de 300kVA, para instalações de médio porte, abrigada em alvenaria do tipo cabine blindada.
3 - Subestações ao tempo do tipo cabine blindada, utilizada em instalações de médio porte (acima de 300kVA).
A Subestação transforma a energia para níveis ideais para o funcionamento do maquinário, evitando variações que causam perdas e danos nas instalações, além de tudo o consumo de energia através de uma subestação (Alta tensão) tem a taxa de tarifa menor, gerando uma economia na conta de energia ao longo do tempo.
Para dimensionar a subestação correta, com segurança e evitando gastos excessivos na instalação, utilize o passo a passo abaixo:
1. Contrate um especialista (Engenheiro/Projetista)
2. Forneça as informações das cargas a serem instaladas ou existentes - (quando quiser aumentar a demanda), para que o (Engenheiro/Projetista) possa elaborar os cálculos e envio do estudo de viabilidade para concessionária local.
3. Apresente ao (Engenheiro/Projetista) o projeto arquitetônico e elétrico da propriedade para execução dos projetos para concessionaria local.
4. Será elaborado pelo (Engenheiro/Projetista) os cálculos, memoriais e projetos necessários exigido em norma, pela concessionária de energia da região e NBR14039.
5. O (Engenheiro/Projetista) responsável fara a entrega de todos os documentos para concessionária local, monitorando e dando suporte ao processo até sua aprovação. Somente após a aprovação da concessionária o cliente estará liberado para executar e energizar a subestação.
6. Entre em contato conosco, tire suas dúvidas e solicite orçamento para seu projeto.